Perfil

Roberto Gonçalves

Roberto Gonçalves é arquiteto por vocação e convicção. Desde pequeno, seus primeiros rabiscos e desenhos já indicavam as infinitas possibilidades que via nas paredes brancas da casa onde morava. Seu espírito livre o levou a deixar a casa da família aos 17 anos em direção ao Rio. Muitas histórias e aventuras depois, já estagiava nas pranchetas de grandes nomes da arquitetura: Artur Licio Pontual, Sérgio Bernardes, Lucio Costa e Oscar Niemeyer.

A paixão pela arquitetura o levou a experiências que vão além do projeto de casas, hotéis, restaurantes, boates, apartamentos e escritórios. Morou e projetou uma cidade na África, em Maputo, e ganhou prêmios de cenografia. No Brasil, tem inúmeras obras com a sua assinatura. Desde grandes casas de praia em Angra e Búzios até residências urbanas em Blumenau, Florianópolis, Brasília e Salvador. No exterior, projetou casas em Miami (EUA), México, França, Inglaterra e Saint-Barthélemy, no Caribe.

Em cada projeto, Roberto busca traduzir desejos. O primeiro passo é criar um "romance" com o terreno e projetar nele os sonhos e a personalidade de cada cliente. Um dos seus traços mais marcantes é não seguir padrões, fugir das linhas paralelas, optar pelas formas diferenciadas na construção, nos móveis e nos objetos.

Não é raro ver a natureza ocupando o seu espaço, que contém rochas em salas, escadas contornando árvores, riachos passando pelo interior dos cômodos.

É assim que Roberto Gonçalves vê a casa: um espaço lúdico e confortável, em harmonia com a natureza, onde as pessoas se sintam, antes de tudo, felizes.

by mg studio